O QUE É OKR?


Em uma tradução literal, OKR significa Objetivos e Resultados Chave (Objectives and Key Results). É um Modelo de gestão ágil de desempenho com foco em resultados, que permite gerar inteligência para o negócio, produz o registro da evolução da empresa, facilitando a tomada de decisão e desenvolvimento de estratégias inovadoras.

Foi criado na década de 70 por Andrew Grove, presidente da Intel. É utilizado atualmente por gigantes como Google,  Twiter, Linkedin entre outras empresas.

Os OKRs surgiram como resposta às novas tendências de avaliação de performance nas empresas e ao mercado digital.

CARACTERÍSTICAS DOS OKRs:

Comunicação: Proporcionam alinhamento das expectativas da empresa com os colaboradores.

Simplicidade: Linguagem simples, tornando a comunicação mais clara e eficaz.

Bottom-Up e Top-Down: geração de engajamento e propósito para cada colaborador através da participação no processo de definição de metas.

Ciclos curtos: Acompanhamento do progresso e correção dos erros de forma mais rápida, bem como as atualizações regulares para ganhar visão e insights.

Stretch Goals: Metas elásticas, que forçam o time a sair da zona de conforto e repensar como trabalhar. Colaboradores tem abertura para propor novas formas de atingir determinado objetivo e com isso mais motivação para buscar novas estratégias.

OS OKRs PROPORCIONAM OS SEGUINTES OBJETIVOS:

-Integração entre os as áreas

-Comunicação interna

-Transparência dos objetivos

-Registro de informações

A Estrutura básica para construção dos OKRs é: “ Eu quero (objetivo), mensurado por um (resultado chave)”, e possui 3 níveis de implementação: organizacional, departamental e individual.

Organizacional – OKRs que irão guiar toda a empresa em prol dos resultados desejados. Eles devem motivar e inspirar a empresa; portanto, a estratégia e as prioridades devem constar em seu conteúdo.

Departamental – OKRs direcionadas a atuação de cada time; portanto, podemos ser muito mais específicos na formulação desses objetivos. Devem estar alinhados com o propósito da companhia, já que seus resultados afetarão diretamente a performance do negócio.

Individual – OKRs focados na performance dos colaboradores

CARACTERÍSITCIAS DOS OBJETIVO: é o sonho a ser alcançado, deve ser:

•Qualitativo

•Aspiracional

•Ter prazo

•Pode ser questionado pela equipe

•Verbos: Conquistar; lançar; aumentar; potencializar; criar; gerar; desenvolver.

Os objetivos podem ser operacionais e aspiracionais:

1)Operacionais -Relacionados a métricas essenciais da empresa -Lançar produtos -Aumentar número de colaboradores -Aumentar participação mercado

2) Aspiracionais -Ser líder na América Latina Desenvolver equipes maravilhosas

CARACTERÍSTICAS DOS RESULTADO CHAVE: são os critérios de sucesso do objetivo:

•Quantitativo

•Métricas ( KPIs – Key performance indicator)

•Desafiadores mas não impossíveis

•SMART (Específicos/ Mensuráveis/ Atingíveis/ Relevantes/ Temporal (prazo)

Os tipos de KRs são:

•Valor – “ter 500 mil usuários no sistema”

•Qualidade – “ter no máximo 2 bugs por código”

•Eficiência – “corrigir bugs em até 1 dia”

•Milestone (tudo ou nada) – “implementar chat no sistema”

EXEMPLOS DE OKRS:

Objetivo A: Ser uma empresa Exponencial

•KR1: alcançar R$9 mil de faturamento

•KR2: Atingir 8x de escalabilidade em clientes

•KR3: Ter 70% de share no mercado

Objetivo B: Ser líder no Brasil

•KR1: alcançar 100 mil usuários

•KR2: aumentar receita em 50%

•KR3: NPS acima de 75%

ERROS COMUNS NA HORA DE CONSTRUIR OS OKRs:

•Duas métricas e dois prazos no mesmo KR (Análise de mercado em 3 meses + 10% leads no semestre)

•Prazos periódicos “a cada 3 meses” trocar por “nos próximos 3 meses”

•Confundir tarefa com resultado – “fazer 50 ligações” é uma tarefa, “realizar 5 vendas” é um resultado a partir das 50 ligações

•“10 mil curtidas no Facebook” – é uma métrica de vaidades, não impacta no objetivo

•“Aumentar a qualidade do produto” – não pode ser mensurável

O PRAZO IDEAL PARA CADA TIPO DE OKR:

•OKR organizacionais – anual

•OKR departamental e individual – 3 meses/ 1 mês/ 45 dias •

QUANTIDADE IDEAL DE OKR E DE OBJETIVOS:

•1 a 3 objetivos

•2 a 5 KR por objetivo

PERIODICIDADE SUGERIDA DE REUNIÕES

•Check in semanal – termômetro da metodologia na empresa para analisar o progresso dos KRs e Objetivos

•Transição de Trimestre – reuniões específicas para apresentação do período

•Feedbacks estruturados para aprendizado constante.

FUNÇÕES DO LÍDER DO OKR:

•Atuar como agente da mudança responsável pela condução da metodologia na organização

•Garantir que os rituais e os processos sejam aplicados

•Treinar equipes

•Analisar os processos

•Promover engajamento e motivação diante dos KRs

Quer apoio para implementar a metodologia do OKR na sua empresa? Fala com a gente: contato@kailo.com.br